Os Sistemas Operativos (Operating Systems) dos computadores “Desktop | Laptop”

O Sistema Operativo (Operating System) de uma forma muito simplista, é o software que se executa nos computadores (ou dispositivos afins) e permite aos outros softwares (Aplicações), retirar partido do equipamento (hardware), assim como garantir a estabilidade e a segurança do restante software que se executa, sobre o Sistema Operativo (Operating System); no fundo, é uma “interface” entre os equipamentos (Hardware) e o restante software (Aplicações(Applications)). De referir que sugerimos antes da leitura deste artigo, a leitura prévia, do nosso artigo O que é um Sistema Operativo (Operating System).

No presente artigo, não abordaremos alguns dos sistemas operativos para computadores (desktop e laptop) que do ponto de vista histórico, foram importantes para chegar aos mais utilizados atualmente, como por exemplo, o Microsoft MS-DOS, o Xenix, o SCO Unix, ou o IBM OS/2 que ficarão, para um próximo artigo.

Vamos focar-nos nos computadores, vulgarmente designados, como postos de trabalho (do tipo desktop (de mesa) e laptop (portáteis)), presentemente largamente dominados, pelos sistemas operativos Microsoft Windows que representam mais de 70 % do mercado (à data deste artigo). O sistema operativo Microsoft mais usado nos postos de trabalho (desktop e laptop), continua a ser o Microsoft Windows 10 que de momento (à data deste artigo), representa ainda mais de 50 % do mercado dos sistemas operativos nos computadores (desktop e laptop).

Pode consultar mais informação, em Desktop Operating System Market Share Worldwide e Desktop Windows Version Market Share Worldwide.

Para perceber melhor a evolução dos sistemas operativos, da Microsoft, pode consultar por exemplo, Microsoft Windows Timeline e A Visual History: Microsoft Windows Over the Decades.

Na atualidade o principal candidato a quebrar a hegemonia dos sistemas operativos Microsoft Windows, nos computadores (desktop e laptop), é o Apple MacOS (antes OS X, entre 2001 e 2016), sendo a versão mais recente o MacOS 15 Sequoia (de Maio de 2025), contudo os dois sistemas operativos da Apple encontram-se a larga distância, sendo que representam somente cerca de 15 % do mercado (à data deste artigo).

O sistema operativo Apple MacOS é considerado, mais seguro e estável que o seu homónimo Microsoft Windows, contudo não podemos esquecer que a Apple fomentou, um ecossistema em que produz e controla, o hardware (em particular a BIOS) (sobre o assunto pode consultar o nosso artigo O que é uma BIOS (Basic Input/Output System)?), o sistema operativo e as aplicações (loja de aplicações), permitindo muito mais facilmente manter todo controlo e estabilidade \ segurança, do sistema operativo, de uma forma muito mais fácil, para além de possuir um quota de mercado infinitamente menor do mercado (sendo tipicamente equipamentos de “nicho”, como por exemplo no “desktop publishing”), sendo menos apetecível para os “hackers” (“violadores” de segurança).

O outro candidato é o Linux, um sistema operativo de código aberto (open source) (ou seja, desenvolvido inicialmente sem fins comerciais), por Linus Torvalds (Finlandês), no início da década de 1990 (primeira versão, em 1991), existindo atualmente, imensas versões (distribuições) de código aberto (open source) e comerciais, sendo que representam, na sua totalidade, cerca de 5 % do mercado (à data deste artigo).

O Linux ao longo do tempo, foi sofrendo várias adaptações comerciais, sendo uma das mais famosas, o Red Hat Linux, adquirido pela IBM, em 2019, no seu site pode consultar o artigo, com um breve resumo What is Linux?.

Contudo existem, inúmeras versões (distribuições), o que por um lado constitui uma grande riqueza de funcionalidades e diversidade, mas pode dificultar a estabilidade, a segurança e suporte do sistema; algumas das mais referidas e usadas, são o Debian, o Fedora, o Suse, o Ubuntu, caso pretenda, pode consultar alguns dos muitos artigos sobre o assunto existentes na Internet, para ter acesso às mais usadas atualmente, como por exemplo, o artigo 10 Top Most Popular Linux Distributions of 2024.

Por fim, começam nesta área, a existir outras opções, como Alphabet (Google) Chrome OS, com uma quota, de menos de 2 % de mercado (à data deste artigo), mas já suportados e comercializados, por alguns dos principais fabricante como a HPE, com os HPE CromeBook; por outro lado, a Huawei encontra-se a tentar desenvolver e implementar um sistema operativo de utilização genérico, que cobre também esta área de postos de trabalho (desktop e laptop), chamado Huawei HarmonyOS, mas ainda numa fase muito inicial e ainda sem grande expressão comercial.

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais habilitados, com largos anos de experiência e certificados, para todo o tipo de soluções complexas.

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

O que é um Sistema Operativo (Operating System)

O que é uma BIOS (Basic Input/Output System)?

Data da última atualização: 26 de Maio de 2025

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário