Cópias de Segurança (Backup)

De uma forma simplista e muito resumida, as cópias de segurança dos sistemas informáticos (backup), pretendem dar resposta a uma questão simples que é, em caso de corrupção dos sistemas informáticos (acidental, ou danosa), podermos recuperar o sistema, para antes da ocorrência dessa corrupção. De referir que sugerimos antes da leitura deste artigo, a leitura prévia, do nosso artigo Algumas ideias sobre cópias de segurança (backups)… .

Em primeiro lugar, os danos podem ser resultado de uma situação de hardware (ou seja, nos componentes físicos, dos sistemas informáticos); por avaria, ou falha, de um dos componentes, por exemplo, avaria de um disco rígido (ou SSD (Solid State Drives)).

Em segundo lugar, os danos podem ser resultado de uma situação de software; por exemplo, corrupção do sistema operativo (Microsoft Windows, ou outro), ou danos na estrutura de ficheiros (“File System”) (pode consultar o nosso artigo O que é um Sistema Operativo (Operating System)). A situação anterior pode ocorrer, por exemplo, pelos famosos “bugs” (erros de sistema operativo, ou “Blue Screen”), ou por desligar uma máquina Microsoft Windows (sem realizar o adequado “Shutdown”) (pode consultar o nosso artigo O anterior encerramento do sistema foi inesperado).

Em terceiro lugar, por apagamento acidental (por exemplo, pelo próprio utilizador), ou danoso (por exemplo, por Vírus/Malware) (pode consultar o nosso artigo O que é um Vírus/Malware?) de dados relevantes que se encontravam dentro do sistema (ficheiros diversos (word, excel, etc), e-mail, bases de dados, etc).

Em qualquer dos casos anteriores, é fundamental perceber se é necessário a reposição na totalidade do sistema informático; ou seja, o sistema operativo (software de sistema) e “dados” (informação que o utilizador armazena; ficheiros diversos (word, excel, etc), e-mail, bases de dados, etc); ou somente esta última componente (podendo no fundo, essa informação, ser mais facilmente reposta para outro sistema informático).

De forma muito resumida e abreviada, temos então algumas questões importantes a considerar quando pretendemos ter um sistema de cópias de segurança (backup) dos sistemas informáticos, aqui vamos só considerar algumas questões mais críticas:

  • Qual a informação a salvaguardar, nas cópias de segurança (backup)?
  • Qual a frequências, das cópias de segurança (backup)?
  • Qual o software usado, para fazer as cópias de segurança (backup)?
  • Qual a localização (suporte), das cópias de segurança (backup)?

Por último, para finalizar este artigo, vamos focar-nos somente, nalguns processos e \ ou software que nos permitem realizar cópias de segurança (backup)(terceira opção acima); isto de forma muito abreviada, sendo cada uma das opções abaixo, objeto de artigos individuais futuramente.

Em sistemas Microsoft Windows, podemos usar o Windows Backup, para mais informação, pode consultar Back up and restore with Windows Backup.

Para fazer cópias de segurança (backup), de diretórios e ficheiros selecionados, em sistemas Microsoft Windows, podemos utilizar um comando de linha ROBOCOPY (integrado e gratuito), existente nos sistemas Microsoft Windows, para mais informação, pode consultar Microsoft ROBOCOPY.

Para fazer cópias de segurança (backup), de todo um sistema (a máquina inteira), em sistemas Microsoft Windows, podemos utilizar o utilitário Microsoft Disk2VHD (gratuito, mas tem de se fazer download), para mais informação, pode consultar Microsoft Disk2VHD; o comando anterior, permite também virtualizar uma máquina física, sobre o assunto pode consultar o nosso artigo Como se iniciar, com as Máquinas Virtuais (Virtual Machines) ?.

Para fazer cópias de segurança (backup), de todo um sistema (a máquina inteira), em sistemas Microsoft Windows, podemos utilizar software de “terceiros”, como por exemplo, o LSoft Technologies Active@ Disk Image (usado pela Dataframe), mas existem imensas opções comerciais disponíveis.
Como opções, entre outros, temos o Acronis True Image, em sistemas empresarias, o Veeam Software – Data Backup & Replication, muito usado em servidores; caso pretenda ter acesso a mais algumas opções, poderá por exemplo, ler o artigo Best Windows backup software 2025: Protect your data!.

As subscrições do Microsoft 365 (antigo Office 365), possuem e oferecem opções de cópias de segurança (backup), integrados na nuvem (cloud), para garantir que os seus ficheiros \ documentos estão acessíveis de qualquer lugar, em quaisquer circunstâncias (pode consultar os nossos artigos Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte I e Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte II.

Para qualquer questão adicional, contacte-nos; a Dataframe tem profissionais habilitados, com largos anos de experiência e certificados, para todo o tipo de soluções complexas.

Pode também consultar, os nosso artigos anteriores (sugere-se a ordem de leitura abaixo):

Algumas ideias sobre cópias de segurança (backups)…

O que é um Sistema Operativo (Operating System)

O que é um Vírus/Malware?

O anterior encerramento do sistema foi inesperado

Como se iniciar, com as Máquinas Virtuais (Virtual Machines) ?

Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte I

Uma breve introdução ao Microsoft 365 (anteriormente Office 365) Parte II

Data da última atualização: 28 de Abril de 2025

Autor: Paulo Gameiro – Dataframe (General Manager)

Deixe um comentário